13 junho, 2006

Mário Zambujal

Mário Zambujal nasceu a 5 de Março de 1936, no Alentejo. Viveu a sua adolescência no Algarve e foi aí que nasceu a sua carreira de jornalista.
A sua ocupação não fica só pelo jornalismo foi também apresentador de programas de televisão e rádio, director de jornais (Tal e Qual, Sete), revistas e escritor.
Mário Zambujal define-se a si mesmo como um homem de muitas paixões.
O seu primeiro livro, que já vai na 28ª edição, Crónica dos Bons Malandros, chega ao público em 1980, seguido de Histórias do Fim da Rua (1983), A Noite Logo se Vê (1986), Os Novos Mistérios de Sintra, este partilhado com mais seis escritores (2005) já este ano Primeiro as Senhoras.
Mais recentemente foi lançado o Código de Avintes, onde Mário Zambujal participa com mais seis escritores, à semelhança de Os Novos Mistérios de Sintra.
Mário Zambujal é um bom malandro de setenta anos, com um sentido de humor refinado que passa para os seus livros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este homem deveria ser reconhecido, pois, depois de ter escrito uma obra tão fascinante que é a "Crónica dos Bons Malandros", por esta simples proeza devera ser galardoado. Foi dos livros que mais me cativo e acreditem que com apenas 15 anos já percorri mais de 30 historias de mais de 30 livros diferentes, e consigo reconhecer, quando algo como este livro retrata tão bem a história de uma quadrilha.