17 janeiro, 2007

Alhambra


“Pranto havia então somente na alma de meu pai Abu, que antes ainda que fôssemos a nossas casas, fomos à grande mesquita fazer muitas rezas a Alá, rogando muitas vezes por Sua misericórdia infinita e isto foi com jura que fez meu pai, jurada três vezes, de não mais subir ao em dias de sua vida, em quanto fosse vivo o novo soldão.”

In A lenda de Martim Regos, pág. 83

Alhambra é um palácio rodeado de arvores que fica situado no cimo de uma colina em Granada. Alhambra significa vermelho em árabe, a quem diga que lhe foi atribuído esse nome porque a muralha que rodeia o palácio foi construída com um tijolo dessa cor.

O palácio foi construído entre os anos de 1248 e 1354 nos reinados de Ibn-al-Ahmar e seus sucessores, não há certezas no que respeita aos nomes dos arquitectos e artistas envolvidos neste projecto.

Desde 1492, data da conquista cristã, este Palácio tem sofrido algumas alterações às mãos dos invasores. D. Carlos V (Imperador do Sacro Império Romano Germânico), alterou-o ao estilo renascentista, Filipe V de Espanha modificou os quartos ao seu gosto. Napoleão tentou mesmo destrui-lo por inteiro mas um valente soldado desmontou algumas das bombas que tinham instalado e salvou parte do monumento. Em 1821 é atingido por um sismo que causou ainda mais estragos.

Pelas imagens parece ser um lugar lindíssimo, cheio de história e com muito para ver.

Para mais informações.


Se resolverem visitar aqui estão algumas sugestões de hotéis:

- Melia Granada

- Abadia Hotel

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Aconselho vivamente a visitarem Granada, preferencialmente na Primavera. É tão linda! E a Alhambra... é uma viagem ao passado. Até cheira àqueles aromas exóticos. :)
Vale mesmo a pena. Não se esqueçam de ir bem acompanhados. :)

Vegana da Serra disse...

Alhambra também é uma marca muito conhecidas de guitarra!