13 janeiro, 2011

A vida em surdina

Nos livros de David Lodge estão sempre presentes um professor universitário e um mulher atraente que acabam por se envolver. O livro A vida em Surdina não fugiu à regra. Desmond, professor universitário a ficar surdo e reformado com um pai problemático, uma mulher bem sucedida conhece uma jovem que lhe pede ajuda para a sua tese de doutoramento. Lodge neste romance explora o medo da velhice, o personagem principal, Desmond sente que a surdez é o principio do fim e a convivência com o seu pai são os pretextos para o autor descrever os sentimentos de um filho perante a decadência do pai.

Gosto muito de Lodge, gosto do seu humor mesmo quando fala de assuntos tão sérios como a velhice ou a surdez precoce. Os trocadilhos que resultam da surdez de Desmond e como ele lida com o seu problema criam momentos hilariantes neste romance.

Boas Leituras!

2 comentários:

dancingkid disse...

Tenho de ler este livro, depois de me aperceber que tambem estou em entrar numa fase de surdina, em breve passarei a usar um auxiliar de audição, comecei a dar demasiada importância a este factor depois de fazer parte do grupo das pessoas com menor capacidade auditiva.

Anónimo disse...

Nem todo livro de Lodge é com um professor universitário e uma bela mulher. No ano passado li Fora do Abrigo, focado na visita de um adolescente à irmã, quando ela estava trabalhando na Alemanha, logo após o final da segunda guerra mundial. Um belo livro sobre a passagem da adolescência para a vida adulta.

Juliano