28 janeiro, 2014

Um final feliz...


Americanah é um livro que fala do racismo nas suas diferentes formas e como os americanos lidam (ou não) com este assunto. A personagem principal deste romance tem muito em comum com Chimamanda (autora), é uma nigeriana que vem estudar para os EUA, deixando para trás a sua família e o namorado. Quando chega ao pais de todas as promessas depara-se com a dificuldade em arranjar trabalho, ter um visto e no limite em sobreviver. 

Com muita sorte à mistura, Ifemelu (a heroína) consegue superar todas as dificuldades e tornar-se numa voz activa expondo através do seu blogue situações e opiniões sobre a raça africana. Mas nunca se chega a sentir confortável nos EUA e regressa a Nigéria onde acaba também por criar um blogue para falar do seu pais e de uma nova "classe social" os retornados dos EUA para a Nigéria.

Depois de ler este livro fiquei com vontade de ler "A minha herança" De barack Obama e o "Cerne da Questão" de Graham Greene.

Este livro foi surpreendente para mim pela forma como abordou o racismo e a ralação actual dos americanos com este assunto.

Boas leituras!


Sem comentários: